Histórico

Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA surgiu da iniciativa dos alunos do mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA/FURG - Universidade Federal do Rio Grande.

A relação entre teoria e prática da pesquisa em EA e a reflexão acerca do papel do educador diante dos acontecimentos ambientais, foram temas da primeira edição do evento, que ocorreu de 15 a 31 de outubro de 2008. O encontro possibilitou a discussão sobre o processo de constituição dos educadores e pesquisadores ambientais, incitando a reflexão sobre a sintonia entre as demandas da crise ambiental e os fundamentos do Programa.

Em 2010 foi realizado o II EDEA com a proposta de repensar resultados teóricos e práticos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, a fim de aprimorar a qualidade da formação de discentes e docentes. Os resultados do I e II EDEA foram de significativa importância para a continuidade da construção do PPGEA.

O III EDEA ocorreu de 11 a 14 de maio de 2011, no CIDEC-SUL, do Campus Carreiros da FURG. A temática do evento, Semeando Ideias, Colhendo Diálogos foi um convite ao diálogo continuado, que transcenda o espaço universidade para ser colhido no dia-a-dia das relações ambientais. O evento contou com a participação de mais de 400 ouvintes, com apresentações orais de 68 trabalhos e 70 pôsteres, resultando em um livro já publicado e em um livro de anais com mais de 800 páginas, material disponível online.

O IV EDEA ocorreu juntamente com o V CPEASUL, Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul – CPEASul, realizado entre os dias 25 a 28 de setembro de 2012 e contou com a participação de grandes pensadores da EA do Brasil e do Uruguai em quatro dias de debates e atividades culturais, que cujos registros estão no blog http://cpeasul.blogspot.com.br.

Como proposta central, destaca-se a discussão dos saberes-fazeres, dos fundamentos da Educação Ambiental e, ao mesmo tempo, da práxis, dos educadores e educadoras ambientais em constituição. Ao longo destas atividades, foram aglutinadas inúmeras perspectivas de trabalho e construção do conhecimento que abordam a educação e o meio ambiente. O evento busca oportunizar o diálogo entre as diferentes correntes da Educação Ambiental que contemplem a interação entre os sujeitos e o meio natural, a partir da compreensão do meio ambiente enquanto matriz, buscando ações para a construção de uma sociedade com justiça social e ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário